bancos antes
Introdução……………………………………………….pág 3
Metodologia……………………………………………..pág 3
Relatório………………………………………………….pág 3
Conclusão………………………………………………...pág 5
Anexo……………………………………………………….pág 6
INTRODUÇÃO: A Atividade Monitorada de Organizações visa apresentar o panorama das mudanças tecnológicas que ocorreram em bancos comerciais, juntamente com os impactos organizacionais e para os clientes. Os avanços técnologicos foram analisados em relação aos processos (como depósitos, transferências, saques, entre outros) realizados pelo banco e à segurança interna e externa.
METODOLOGIA: O grupo, como forma de analisar como eram os bancos no passado, fez entrevistas individuais em profundidade com três pessoas com mais de 60 anos, sendo que duas trabalharam em algum banco antes de 1975. As entrevistas foram realizadas pessoalmente, via telefone e e-mail, além de ter seguido um roteiro base dividido em: disponibilidade, entrada, processos e saída.
RELATÓRIO:
As entrevistas realizadas pelo grupo mostraram um impacto plural e diferenciado ocasionados pelos avanços tecnológicos nas agências bancarias brasileiras. Alguns pontos em comum puderam ser percebidos, porém notou-se uma diferença substancial em determinadas respostas. Isso se dá pelos diferentes estilos de vida dos entrevistados, por suas preferências e características pessoais. Assim, enquanto um entrevistado gosta e valoriza uma mudança na sua relação cotidiana com o banco, outro entrevistado via a alteração com um viés negativo. Embora isso dificulte um pouco a formulação de conclusões para o relatório, isso já era esperado pelo grupo devido a singularidade de cada indivíduo.
O alicerce do que foi percebido pelo grupo é a razão pela qual avanços tecnológicos são implementados nas agências bancárias. De modo geral, percebeu-se nas entrevistas que uma demanda externa a agência, provinda da sociedade, causa impactos significativos no funcionamento interno e até mesmo na própria concepção da agência.