BANCO ITAU PPI
1 INTRODUÇÃO
De acordo com Chiavenato é o conjunto de políticas e praticas necessárias para conduzir os aspectos da posição gerencial relacionados com pessoas incluindo: recrutamento, seleção, treinamento, recompensas e avaliações de desempenho.
O banco Itaú Unibanco S.A é uma organização que tem seu RH formado por diversos profissionais, como psicólogos, médicos do trabalho, assistentes de departamento pessoal, etc.
Seu conglomerado tem aproximadamente 107 mil funcionários, o que exige uma área de recursos humanos, unicamente responsável pelo departamento pessoal. Sua estrutura fica na sede em São Paulo.
Por ser o maior banco do Brasil, surgem diretamente vagas em seu quadro de pessoal, porém o Itaú tem uma política hierárquica, e de meritocracia, ou seja, um funcionário tem que passar por diversos cargos, obrigatório, de acordo com seu desenvolvimento profissional, até chegar a gerencia de uma agencia.
O banco prioriza o desenvolvimento profissional e pessoal de cada funcionário, por isso investe em sua formação e treinamento através de palestras, cursos e – learnings e cursos presenciais.
Outra “marca” da filosofia de gestão de pessoas do Itaú é o desenvolvimento da carreira profissional que a empresa proporciona a seus funcionários priorizando os mesmo em processos seletivos para cargos gerenciais e executivos da instituição, dando assim uma oportunidade a mais deque o funcionário cresça dentro da empresa.
O banco Itaú Unibanco utiliza políticas de gestão de pessoas e práticas gerenciais para proporcionar um ambiente de trabalho que privilegie a troca de idéias, o trabalho em equipe, a transparência, a criatividade e a meritocracia. Sua política de gestão de pessoas preza: Desenvolvimento de Pessoas e Carreira, Gestão de Desempenho e Potencial, Diálogo de Desenvolvimento, Atração e Integração, Remuneração e Benefícios, Ambiente de Trabalho, Comunicação Interna, Relações do Trabalho, Atuação