Banco do Brasil
O banco é uma instituição financeira privada ou pública e que fornece dinheiro à sociedade, captando recursos dos superavitários para emprestar aos deficitários, cobrando juros por isso, gerando a margem chamada spread bancário e ajudando também na circulação do dinheiro. Os bancos apresentam outras funções hoje, como: financiamento, troca de moedas internacionais, realização de pagamentos, depósito de capital em formas de poupança, etc. (BRASIL ESCOLA, 2014)
De acordo com a Federação Brasileira dos Bancos (FEBRABAN) um banco é uma instituição pertencente ao Sistema Financeiro Nacional, regulado pelo Banco Central do Brasil (BCB) e que deve cumprir as seguintes funções: rentabilizar as economias e poupanças das pessoas e empresas através do pagamento de juros; financiar o consumo e o investimento das pessoas e empresas cobrando juros e comissões; realizar serviços de pagamentos para pessoa física ou jurídica e para isso cobrar tarifas (FEBRABAN OPORTUNIDADES, 2014).
O setor bancário é representado pelos bancos, sejam eles comerciais, de investimento, desenvolvimento, múltiplos ou cooperativos. O banco comercial para o BCB (2014) tem como objetivo principal proporcionar o fornecimento oportuno e adequado dos recursos necessários para financiar o comércio, indústria, organizações prestadoras de serviços, pessoas físicas, etc.
Para o BCB (2014) o banco de investimento é especializado em financiamento de atividade produtiva, em operações de participação societária de caráter temporário, e para fornecimento de capital fixo e de giro e de administração de recursos de terceiros. Segundo o BCB (2014) o banco de desenvolvimento tem como objetivo principal proporcionar o fornecimento oportuno e adequado dos recursos necessários ao financiamento de projetos cujo objetivo seja promover o desenvolvimento econômico e social do estado em que tenha sede.
De acordo com o BCB (2014) os bancos múltiplos realizam as operações