banco do brasil
O transporte aéreo é um modal ágil e usado preferencialmente para movimentar passageiros ou mercadorias de alto valor agregado, pequenos volumes e encomendas urgentes. É mais adequado para viagens de longas distâncias e intercontinentais. O uso desse tipo de transporte se intensificou após a Segunda Guerra Mundial, com a expansão do comércio internacional e das empresas multinacionais e/ou transnacionais. Esse é o meio de deslocamento em massa mais rápido, isso pelo fato de percorrer grandes distâncias em tempo reduzido se comparado com o transporte marítimo, por exemplo. DADOS, à cada 60 segundos:
52 aviões decolam de algum aeroporto do mundo
US$12.1 milhões em carga são entregues
5,700 passageiros entraram em um avião em alguma parte do mundo
70,000km são percorridos pelas aeronaves
CARGAS QUE PODEM SER TRANSPORTADAS
Vários tipos de carga podem ser transportados por este modal, mas não podem oferecer risco à aeronave, passageiros, aos operadores, a quaisquer outros envolvidos e às outras cargas transportadas. Podem ser transportados animais vivos, cargas comuns secas, congeladas, armamentos, enfim, qualquer carga, porém as restrições às cargas perigosas são muito intensas. O transporte de cargas por esse meio não é muito viável em virtude do alto custo, determinado pela limitação da capacidade de carga dos aviões. As aeronaves não podem carregar toneladas de soja, por exemplo, como fazem os navios.
A ANAC é uma autarquia especial que tem sob sua responsabilidade, além da segurança de voo, a regulação técnica da segurança do transporte aéreo e da infraestrutura aeroportuária civil. É importante ressaltar que não estão no campo de atuação da ANAC as atividades de investigação de acidentes aeronáuticos e o controle do espaço aéreo, que ficam a cargo, respectivamente, do Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes (CENIPA) e do Departamento de Controle do Espaço Aéreo (DECEA), além da administração dos