Banco do brasil
O Banco do Brasil originou-se em 12 de outubro de 1808, quando a família real portuguesa fez com que as atividades comerciais aumentassem com a sua chegada tornando-se necessário ter um emissor de moeda.
Sua extinção em 1829 e recriação em 1833, trouxe fases de glórias e crises para o BB.
A década de 1970, é lembrada pelo fato de que o Banco do Brasil estava no seu auge e de repente encontrou-se em insolvência, por causa da inadimplência.
Suas principais operações são as mesmas aplicadas em outros bancos acrescentando apenas, algumas que lhe são de autoria própria, como o apoio ao crédito rural.
Algumas empresas que eram associadas ao BB tornaram-se privatizadas por causa do enxugamento do grupo.
Atualmente, o BB continua com a queda da inflação mostrando realmente a situação dos bancos, o problema da inadimplência que nunca acaba e que só apareceu devido o provisionamento das perdas dos ativos, e a cogitação da privatização do Banco do Brasil, que não deve ocorrer tão cedo.
O Futuro dos Bancos Comerciais no Brasil
Até os anos de 1994, a situação da inflação permitia aos bancos um lucro fácil, ou seja, os bancos não precisavam emprestar dinheiro, pois suas aplicações estavam direcionadas ao Tesouro Nacional.
Hoje, em dia, os bancos sofrem muito com a inflação porque estes que não cumprirem com sua missão natural de emprestar dinheiro e reduzir seus custos poderá ser extinto ou engolido pela concorrência.
A abertura dos bancos estrangeiros trouxe novos produtos, concorrência em taxas e tarifas, beneficiando o cliente. * Novidades – 2000 a 2012;
O Banco do Brasil chega ao terceiro milênio com os desafios da tecnologia e da globalização do mercado.
No ano 2000, o BB lançou o portal bb.com.br, tornando-se líder em quantidade de usuários de internet banking e o primeiro banco a lançar o autoatendimento personalizado.
O Banco também se firma como um participante importante do mercado de ações.
Em 2002, converte suas ações