Banco de dados
CURSO DE ANÁLISE E DESENVOLVIMENTO DE SISTEMAS
PESQUISA DE BANCO DE DADOS
Marinalva Ceciliano Batista da Silva
MACEIÓ – AL
2012
MARINALVA CECILIANO BATISTA DA SILVA
PESQUISA DE BANCO DE DADOS
Pesquisa apresentada ao Professor Osimar A. dos Santos. Disciplina de Banco de Dados da Faculdade de Tecnologia de Alagoas.
MACEIÓ – AL
2012
INTRODUÇÃO
O presente trabalho tem por objetivo apresentar alguns conceitos básicos sobre DDL e DML, referentes as Linguagens do SGBD, MER e DER, referentes a Modelagem de Dados, e INSERT INTO referente a Linguagem de alto nível SQL.
Veremos nesta pesquisa, através dos conceitos apresentados, que cons-truir um Modelo de Dados significa: coletar e documentar informações relevantes do ambiente estudado; representar as informações, de forma clara e objetiva, e num formato padrão que possa facilitar o entendimento dos participantes do pro-cesso; definir, de maneira clara, o escopo do ambiente modelado; adquirir o en-tendimento do ambiente através de refinamentos sucessivos do modelo; e repre-sentar graficamente as necessidades de informação independentemente do Sof-tware e do Hardware a serem usados na implementação do Sistema.
Veremos também, que o Modelo de Dados é uma representação das ne-cessidades de dados de um determinado ambiente e de como esses dados se relacionam. É uma das primeiras atividades que deve ser executada ao longo do processo de identificação e compreensão de um ambiente, tendo em vista neces-sidades de automatização.
BANCO DE DADOS
SISTEMA GERENCIADOR DE BANCO DE DADOS – SGBD
É o software responsável pelo gerenciamento (armazenamento e recuperação) dos dados no Banco de Dados. É uma coleção de