Banco de dados
DICA: Consultas às referências bibliográficas auxiliarão nas respostas.
OBJETIVO: Esta atividade visa revisar e fixar os conteúdos apresentados nas aulas anteriores.
Observação: A atividade deverá ser respondida INDIVIDUALMENTE e entregue na data de 04/03/2012 no início da aula.
1) Enumere as principais diferenças entre o desenvolvimento de software com arquivos convencionais e o desenvolvimento de software com SGBD. (Questão extraída do livro “Projeto de Banco de Dados”, 2009).
Resposta: Redundância e inconsistência de dados, Dificuldade no acesso aos dados, Isolamento dos dados, Anomalias de acesso concorrente, Problemas de segurança, Problemas de integridade.
2) Descreva alguns fatores que levam alguém a preferir o uso de arquivos convencionais ao uso de SGBD. Descreva alguns fatores que levam alguém a preferir o uso de SGBD ao uso de arquivos convencionais. (Questão extraída do livro “Projeto de Banco de Dados”, 2009).
Resposta: Arquivos convencionais: Manutenção mais simples possibilitando a produtividade dos programadores, programas menores além de investimento de baixo custo, facilidade de treinamento. SGBD: Possibilita o gerenciamento de acesso, manipulação, segurança e organização dos dados. Possibilitando inclusão, alteração, exclusão e consulta de dados.
3) Sem consultar os materiais de apoio fornecidos, responda: (Questão extraída do livro “Projeto de Banco de Dados”, 2009).
O que é um Banco de Dados? Resposta: Conjunto de dados relacionados que tem por objetivo atender a uma comunidade de usuários ou coleções de informações que se relacionam de forma que crie um sentido.
O que é um Sistema de Gerência de Banco de Dados? Resposta: Um programa que gerencia arquivos, tabelas ou dados. O Objetivo da SGBD é retirar da aplicação cliente a responsabilidade de gerenciar o acesso, a manipulação e a organização dos