banco de dados
SEGURANÇA DA INFORMAÇÃO
Normalização de BANCO DE DADOS
Goiânia - Goiás
Introdução
Descrição de normalizaçãoA normalização é o processo de organizar dados em um banco de dados. Isso inclui criar tabelas e estabelecer relacionamentos entre as tabelas de acordo com regras projetadas para proteger os dados e tornar o banco de dados mais flexível, eliminando a redundância e dependência inconsistente.
O conceito de normalização foi introduzido por E. F. Codd em 1972. Inicialmente Codd criou as três primeiras formas de normalização chamando-as de: primeira forma normal (1NF), segunda forma normal (2NF) e terceira forma normal (3NF). Uma definição mais forte da 3NF foi proposta depois por Boyce-Codd, e é conhecida como forma normal de Boyce-Codd (FNBC).
Através do processo de normalização pode-se, gradativamente, substituir um conjunto de entidades e relacionamentos por outro, o qual se apresenta "purificado" em relação às anomalias de atualização (inclusão, alteração e exclusão) as quais podem causar certos problemas, tais como: grupos repetitivos de dados; variação temporal de certos atributos, redundâncias de dados desnecessárias; perdas acidentais de informação; dificuldade na representação de fatos da realidade observada; dependências transitivas entre atributos.
Normalização de relações é, portanto uma técnica que permite depurar um projeto de banco de dados, através da identificação de inconsistências (informações em duplicidade, dependências funcionais, etc).
À medida que um conjunto de relações passa para uma forma normal, constrói-se um banco de dados mais confiável. O objetivo da normalização não é eliminar todas as inconsistências, e sim controlá-las.
É baseada nas chamadas formais normais. Uma forma normal é uma regra que deve ser aplicada na construção das tabelas do banco de dados para que estas fiquem bem projetadas. Com o banco de dados construído, devem-se aplicar as 3 formas normais em cada