Banco de dados
MANUAL PARA ELABORAÇÃO DE ARTIGOS CIENTÍFICOS
ARACAJU 2010
2
PREFÁCIO
A apresentação dos trabalhos acadêmicos obedece às regras de padronização reconhecidas por toda a comunidade científica. Este manual para elaboração de artigo científico é baseado nas normas da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT), considerando ser este órgão responsável pela normalização técnica brasileira. Tem como finalidade padronizar os artigos científicos a serem apresentados como Trabalho de Conclusão de Curso ao Núcleo de Pós-Graduação e Extensão da Faculdade de Administração e Negócios de Sergipe.
Profa. Ma. Jussara Maria Viana Silveira Coordenadoria Técnica Acadêmica da Pós-Graduação da Faculdade de Administração e Negócios de Sergipe
3
1. ARTIGO CIENTÍFICO
DEFINIÇÕES
“Artigo científico é parte de uma publicação com autoria declarada, que apresenta e discute idéias, métodos, técnicas, processos e resultados nas diversas áreas do conhecimento” (NBR 14724/2005). Para Lakatos e Marconi (2006) os artigos científicos não se constituem em matéria de um livro; são publicações em revistas ou periódicos especializados; permitem ao leitor, por serem completos, repetir a experiência.
O artigo pode ser:
a) original (apresenta temas ou abordagens originais, podem ser relatos de experiência de pesquisa, estudo de caso, comunicação ou notas prévias etc.); b) de revisão (resume, analisa e discute informações já publicadas).
REFERÊNCIAS NORMATIVAS
Para a elaboração de um artigo científico devem-se seguir as orientações da NBR 14724/2005, que contém disposições de outras normas de documentação, tais como: • NBR 10520/2002: informação e documentação - citações em documentos apresentação. Orienta como citar no texto uma informação extraída de outra fonte. • NBR 6023/2002: informação e documentação – referências - elaboração.
4 Estabelece os elementos