Banco de dados
Conceitos F undamentais em S is temas de B ancos de Dados e s uas Aplicações
Bancos de Dados
Tópicos Conceitos Básicos Bancos de Dados Sistemas de Bancos de Dados Sistemas de Gerenciamento de Bancos de Dados Abstração de Dados Modelos Lógicos de Dados Linguagens de Definição e Manipulação de Dados Papéis Humanos em Sistemas de Bancos de Dados Administração de Bancos de Dados Estrutura Geral de um SGBD
Parte 2: Conceitos Fundamentais
Pag.: 2
Bancos de Dados
Introdução
A importância da informação para a tomada de decisões nas organizações tem impulsionado o desenvolvimento dos sistemas de processamento de informações. Algumas ferramentas:
– – –
processadores de texto (editoração eletrônica), planilhas (cálculos com tabelas de valores), Sistemas de Gerenciamento de Bancos de Dados SGBDs (armazenamento de grandes volumes de dados, estruturados em registros e tabelas, com recursos para acesso e processamento das informações).
Pag.: 3
Parte 2: Conceitos Fundamentais
Bancos de Dados
Conceitos
Banco de Dados: é uma coleção de dados interrelacionados, representando informações sobre um domínio específico [KS94]. Exemplos: lista telefônica, controle do acervo de uma biblioteca, sistema de controle dos recursos humanos de uma empresa. Sistema de Gerenciamento de Bancos de Dados (SGBD): é um software com recursos específicos para facilitar a manipulação das informações dos bancos de dados e o desenvolvimento de programas aplicativos. Exemplos: Oracle, Ingres, Paradox*, Access*, DBase*. * Desktop Database Management Systems.
Parte 2: Conceitos Fundamentais Pag.: 4
Bancos de Dados
Sistema de Bancos de Dados s É um sistema de manutenção de registros por computador, envolvendo quatro componentes principais: – dados, – hardware, – software e – usuários. O sistema de bancos de dados pode ser considerado como uma sala de arquivos eletrônica [Date91]. Existe uma série de métodos, técnicas e ferramentas que visam