banco de dados
-
R (incluindo as cardinalidades) para controle do prontuário de pacientes de um hospital. O hospital possui um conjunto de pacientes e um conjunto de médicos. No registro dos pacientes, temos o nome, RG, CPF, endereço e telefone. No registro dos médicos temos o nome, especialidade, RG, CPF, CRM, endereço e telefone.
Cada paciente tem associado a si um prontuário (sua ficha), onde são registradas basicamente todas ocorrências, exames, consultas, m edicamentos ministrados associadas a ele. Cada registro no seu prontuário, além de ter a data tem que estar relacionado a um médico, que é o responsável pela informação do registro cadastrado no sistema.
2.
Construa um diagrama E
-
R para uma companhia de seg uros de automóveis com um conjunto de clientes, onde cada um possui um certo número de carros. Os dados do cliente são nome, RG, CPF, endereço e telefone. Do carro deve
-
se armazenar a placa, código Renavan, fabricante, modelo, e ano. Associado a cada carro há um histórico de ocorrências. Um carro podem possuir várias ocorrências ou nenhuma. Cada ocorrência deve ter uma data, local e descrição.
3.
Mostre como o diagrama abaixo pode ser representado apenas por relacionamentos binários. 4.
Crie o MER de um siste ma de BD para ser utilizado pelos departamentos da universidade. Um departamento é responsável por no mínimo uma disciplina. Uma disciplina por sua vez pode ter de zero à várias turmas que estão sendo oferecidas.
Cada turma por sua vez possui no mínimo um aluno inscrito, e não pode existir uma turma que não esteja relacionada à uma disciplina. Um aluno cadastrado no sistema pode estar ou não matriculado em alguma disciplina, e pode também estar matriculado em várias disciplinas.
Um departamento deve ter em seu registro a sigla, o nome e o nome do chefe. Cada disciplina deve ter um nome, um código, a descrição da ementa, e a bibliografia. Cada
Turma deve ter um registro do seu turno (manhã, tarde