banco de dados
Como já disse em outros posts, Governança de TI é a formalização do processo de gestão e direcionamento futuro, processos de aprovação, níveis de poder decisório e etc. Isso não é simplesmente implantar um framework, muito menos alguma ferramenta.
Bem, de qualquer modo, COBIT ajuda muito a direcionar o controle da TI. Então vamos falar um pouquinho sobre isso.
1. Qual é a finalidade do COBIT?
A finalidade do COBIT é fornecer aos gerentes e donos de processos de negócios um modelo de governança de TI que ajude em entregar valor com TI e compreender e gerenciar os riscos associados a TI. COBIT ajuda a preencher as lacunas entre requisitos de negócios, necessidades de controle e problemas técnicos. É um modelo de controle para suportar as necessidades de governança de TI e tem como objetivo garantir a integridade das informações e sistemas de informação.
2. Quem está usando o COBIT?
COBIT é usado amplamente por aqueles que têm responsabilidades em processos de negócios e de tecnologia, aqueles que dependem de uma TI relevante, confiável e controlada.
3. Quem são os donos de processos?
COBIT é orientado a processo de TI e, portanto, destina-se em primeiro lugar para os proprietários desses processos, os responsáveis por eles. Referindo-se ao Modelo de Negócios Genéricos de Porter, processos principais (por exemplo, contratos, operações, marketing, vendas) são discutidos, bem como processos de suporte (por exemplo, recursos humanos, administração, tecnologia da informação). Como consequência, COBIT não limita-se apenas a ser aplicado pela TI, mas para o negócio como um todo.
Essa parte, inclusive, se refere a um outro post que fiz “Existe Governança de TI sem Governança Corporativa?”
Essa abordagem resulta do fato de que os donos dos processos são responsáveis pelo desempenho dos mesmos, dos quais IT tornou-se parte integrante e imprescindível. Em outras palavras, eles são mais importantes, mas