banco de dados
1) Porta : Porta é um ponto físico (hardware) ou lógico (software), no qual podem ser feitas conexões, ou seja, um canal através do qual os dados são transferidos entre um dispositivo de entrada e o processador ou entre o processador e um dispositivo de saída. barramento : é um conjunto de linhas de comunicação (fios elétricos condutores em paralelo) que permitem a interligação entre dispositivos de um sistema de computação1 , como: CPU; Memória Principal; HD e outros periféricos. controladora : O controlador de disco é o circuito que permite que a UCP se comunique com o disco rígido, unidade de disquete ou outro tipo de acionador de disco. Elas são interligadas através de barramentos.
2)
VANTAGENS: cria interfaces e controla dispositivos conectados ao computador, facilita a comunicação entre os dispositivos.
DESVANTAGENS: incompatibilidades de sistemas operacionais com os dispositivos, problemas com drivers para controle dos dispositivos, dificuldade de instalação na maioria dos dispositivos, muitos fornecedores distintos criando drivers diversos para dispositivos com a mesma finalidade, etc.
3) Os passos da interrupção são:
• Maskable interrupt (IRQ): é uma interrupção de hardware que pode ser ignorada por configurar um bit em um registro da máscara de interrupção (IMR) bit-mask.
• Non-maskable interrupt (NMI): é uma interrupção de hardware que carece um bit-mask associado, então isto nuca pode ser ignorado. NMIs são frequentemente usados por timers, especialmente por watchdog timers.
• Inter-processor Interrupt (IPI): é um caso especial que é gerado por um processador para interromper outro processador em um sistema de multiprocessadores.
• Software Interrupt: é uma interrupção gerada dentro de um processador pela execução de uma instrução. Interrupções de software são frequentemente usadas para implementar chamadas de sistema porque elas