Banco de dados
Estudo de caso 1
Uma instituição bancária deseja controlar o movimento de suas contas-corrente. A instituição possui agências espalhadas por várias cidades, e o seu cadastro contém informações sobre o código, nome, e endereço onde a agência fica localizada. No cadastro de clientes, deve-se manter informações sobre nome, CPF e endereço de cada cliente. As informações sobre contas-corrente são identificadas por um número, e devem fornecer o saldo atualizado das mesmas.
Estudo de caso 2
Uma empresa de agenciamento de mão-de-obra pretende informatizar o cadastro de profissionais, candidatos a empregos temporários. Pretende-se construir um banco de dados onde se possa manter os dados cadastrais dos profissionais, e seus contratos temporários com as empresas-clientes. O profissional é identificado por um número de controle e, além desta identificação, ficam registrados seu nome, endereço, data de nascimento e profissão.
Os contratos de mão-de-obra temporária são feitos individualmente (um contrato para cada profissional), com as empresas-clientes. Cada contrato é identificado por um número único, e nele são registrados a empresa contratante, a vigência do contrato (data de início e de término), e o valor pago por hora trabalhada. As empresas-clientes são identificadas pelo CGC, e possuem um nome e endereço.
Estudo de caso 3
Um clube de danças ensina danças de salão, tanto individualmente como em grupo. Este clube emprega dois tipos de instrutores: professores assalariados de tempo integral, e professores de tempo parcial. Os instrutores de tempo integral recebem semanalmente uma quantia fixa, e os de tempo parcial são pagos por uma noite ou por aula individual dada. O gerente deste clube gostaria de adquirir um sistema de informações, para controlar os estudantes e as aulas que eles frequentam. Este gerente também gostaria de saber quantas e quais tipos de aulas cada professor ministrou.
Estudo de caso 4