Banco de dados
Curso superior de Tecnologia em análise e desenvolvimento de sistemas
OSVALDO AROUCA DE OLIVEIRA JUNIOR
Banco de Dados i
Itabuna-Bahia
2010
OSVALDO AROUCA DE OLIVEIRA JUNIOR
Banco de dados i
Trabalho apresentado a disciplina Bando de Dados I da Universidade Norte do Paraná - UNOPAR
Profº. Roberto Yukio Nishimura
Itabuna-Bahia
2010
Sumário
1 INTRODUÇÃO 3
2 Modelo Entidade Relacionamento – MER 4
3 MODELO Estendido – MRX 7
4 Desenvolvimento de um diagrama no BR MODELO 8
5 Descrição textual narrativa baseado na leitura de um D.E.R ........................ 9
6 CONCLUSÃO 10
7 REFERÊNCIAS 11
INTRODUÇÃO
Veremos neste portifólio um resumo de um modelo conceitual de banco de dados, que é utilizado pela maioria dos SGBD ( sistema gerenciador de banco de dados ), o MER (modelo entidade relacionamento).
Veremos a importância da organização da informação em um banco de dados.
Modelo Entidade Relacionamento – MER
O Modelo de Entidades e Relacionamentos é um modelo abstrato cuja finalidade é descrever, de maneira conceitual, os dados a serem utilizados em um Sistema de Informações ou que pertencem a um domínio. A principal ferramenta do modelo é sua representação gráfica, o Diagrama Entidade Relacionamento. Normalmente o modelo e o diagrama são conhecidos por suas siglas: MER e DER.
A notação original foi proposta por Peter Chen e é composta de entidades (retângulos), relacionamentos (losangos), atributos (círculos) e linhas de conexão (linhas) que indicam a cardinalidade de uma entidade em um relacionamento. Chen ainda propõe símbolos para entidades fracas e entidades associativas. Por ser um modelo conceitual de alto nível de abstração não está interessado na forma como o banco de dados será implementado o foco principal deste tipo e modelagem o que deve ser feito com relação as realidades de negócios por este motivo é a completamente independente do SGDB. Ao criar um projeto de Banco de