Banco de dados
O comando Select, como sugere o nome, é aplicado nas operações que objetivam acessar dados nas estruturas de esquema, para interação e visualização.
Agregado às cláusulas From (de uso obrigatório), Where, Order By, Group By e Having (uso opcional), compõe um mecanismo eficiente e flexível para conjugar uma necessidade de visão de dados.
Comparado com qualquer dialeto das diversas ferramentas existentes, apresenta uma facilidade com redução substancial da escrita do código.
Na seqüência, de forma gradativa, apresentaremos o comando Select com seus agregados, direcionados para as tabelas de exemplo do tópico Tables.
Comando Select
SELECT Lista de colunas requeridas
INTO Lista de variáveis que receberão os valores (colunas) retornadas de SELECT
FROM Lista de tabelas dos campos referidos em SELECT e considerados em WHERE
WHERE Especifica as restrições que afetam as linhas a serem selecionadas, bem como, define a condição de junção entre as tabelas envolvidas.
GROUP BY Define as colunas que fazem parte da condição de agrupamento. Todas as colunas requeridas em SELECT, exceto as que representam funções, devem ser indicadas.
HAVING Restringe linhas alcançadas pela condição de agrupamento.
UNION Combina o resultado de dois ou mais SELECT produzindo uma única tabela.
ORDER BY Define quais colunas farão parte da condição de ordenação. A nomenclatura ASC (default) define ordenação ascendente ou DESC para descendente.
PLAN Specifiesthequery planthatshould beusedbythe query optimizer instead of one it would normally choose
FOR UPDATE Specifies columns listed after the SELECT clause of a DECLARE CURSOR statement that can be updated using a WHERE CURRENT OF clause
Select simples Select * From Produtos
Retorna:
ID_PRODUTO DESCRICAO SALDO PRECO 1 Teclado 1000 12 2 Drive 1.44 1000 25 3 Mouse