Banco de dados
Campus Alegrete
Banco de Dados I
Cristhiano Bossardi de Vasconcellos
Parte 5
Exercícios
4) Dê um exemplo de um relacionamento ternário. Mostre como a mesma realidade pode ser modelada somente com relacionamentos binários.
Exercícios
5) Mostre como o modelo ER abaixo pode ser representado sem uso de relacionamentos ternários, apenas usando relacionamentos binários.
n
1
n
Exercícios
6) Para o exemplo de relacionamento ternário da questão anterior, justifique a escolha das cardinalidades mínima e máxima no modelo criado por você.
Exercícios
7) Considere o DER abaixo. Para que a restrição de cardinalidade mínima seja obedecida, que ocorrências de entidade devem existir no banco de dados, quando for incluída uma ocorrência de EMPREGADO? E quando for incluída uma ocorrência de MESA?
Help: Quando se fala de ocorrências de entidade, está se referindo a “coisas cadastradas” nesta entidade. Exemplo de uma ocorrência da entidade empregado: João da Silva. CPF 899888888-66, telefone 666-9090, etc.
Exercícios
8) Construa um DER que modela a mesma realidade que a mostrada no DER abaixo, usando apenas relacionamentos 1:n.
Exercícios
9) Considere o relacionamento EMPREGADO-DEPENDENTE que aparece na abaixo. Considere que um dependente de um empregado possa ser também empregado. Como o modelo deveria ser modificado para evitar o armazenamento redundante das informações das pessoas que são tanto dependentes quanto empregados?
Exercícios
10)Construa um DER em que o conceito de entidade associativa é usado.
Exercícios
11) Considere o exemplo a seguir. Modifique as cardinalidades mínimas de forma a especificar o seguinte: • Um curso não pode estar vazio, isto é, deve possuir ao menos uma disciplina em seu currículo • Um aluno, mesmo que não inscrito em nenhum curso, deve permanecer por algum tempo no banco de dados.
Exercícios
Exercícios
12) Sem usar