Banco de dados
RESUMO Este estudo foi desenvolvido com o objetivo de mostrar a importância dos Bancos de Dados para as empresas, mostrando os seus benefícios, formas e utilização e o quanto é indispensável à utilização desse sistema no contexto atual, no que se diz respeito à atuação das empresas no contexto mercadológico.
Palavra Chave: Dados, Sistemas, Controle, Empresa e Informação.
1-INTRODUÇÃO Nos últimos anos, houve um grande crescimento no meio mercadológico, os dados e informação tornaram-se de grande importância para as empresas. A utilização de um Sistema de Gerenciamento de Banco de Dados (SGBS) assumiu um papel fundamental no desenvolvimento das mesmas, pois se fez necessário o uso de um sistema que organizasse todas as informações referente a pessoas, produtos, serviços, gastos, entrada e saída. Além da organização quanto à manipulação desses dados, as empresas puderam detectar eventuais problemas que surgiram bem como, novas tendências de mercado, o que a coloca um passo a frente das demais no meio competitivo. Neste estudo abordarei a importância dos Bancos de Dados para as organizações, bem como a finalidade de sua utilização e benefício.
2-REFERENCIAL TEÓRICO
2.1- O QUE SÃO BANCOS DE DADOS Para entender bancos de dados, é útil lembrar que os elementos de dados que constituem um banco de dados estão divididos em níveis hierárquicos. Esses elementos lógicos dos dados constituem os conceitos de dados no qual está embutido um banco de dados. Banco de Dados é uma coleção integrada de registros ou arquivos logicamente inter-relacionados. Um banco de dados do pessoal de uma empresa, por exemplo, poderá conter arquivos de folha de pagamento, atividades do pessoal e qualificações dos funcionários. De acordo com a definição e relacionando-a a empresa a utilização de um Sistema de Gerenciamento dos Dados e Informações, armazena e relaciona de forma