banco de dados temporais
Pesquisa Sobre
Banco de Dados Temporais
O que é ?
Bancos de dados temporais permitem armazenar todos os estados de uma aplicação (Presentes, passados e futuro), registrando sua evolução com o passar do tempo. Informações temporais são associadas aos dados armazenados (tempo de transação e/ou tempo de validade) para identificá-los ao longo do tempo.
Aplicabilidade / Para que serve ? - Aplicabilidade:
Área médica;
Quadro clinica de pacientes, diagnósticos, histórico do paciente.
Área empresarial;
Tomadas de decisão, planejamento de orçamentos.
Sistemas de informação geográfica;
Crescimento demográfico, desmatamento.
Controle acadêmico;
Alunos graduados, histórico.
Sistemas de reservas;
Empresas aéreas, hotéis.
Dependendo da possibilidade de representação de informações históricas, os bancos de dados foram classificados em: Bancos de Dados Instantâneos, os mais utilizados comercialmente, onde ao se alterar uma informação, a antiga é sobrescrita pela nova; Bancos de Dados de Tempo de Transação, os quais associam aos dados apenas o tempo em que a informação foi inserida no banco de dados, recuperando somente o passado e o presente das informações; Bancos de Dados de Tempo de Validade, que associam aos dados o tempo em que a informação será válida no banco de dados, possibilitando a recuperação tanto do passado quanto do presente e do futuro das informações; Bancos de Dados Bi temporais, que associam tempo de transação e tempo de validade aos dados, permitindo a recuperação de todos os estados das informações.
Como Funciona ?
Conceitos básicos usados em bancos de dados temporais
A seguir são apresentados os principais conceitos de bancos de dados temporais, especificados em Jensen et al. (1994).
• Tempo de validade: tempo de validade de um fato do banco de dados é o tempo durante o qual este fato é verdadeiro na realidade modelada. O tempo de validade deve ser informada