Banco de dados temporais
Abstract. The databases have been widely used in various applications that need to store data. Several systems need to store the update history of data and to use this so-called Temporal Database. This paper presents the concept of temporal databases, and show their characteristics, advantages and disadvantages.
Resumo. Os bancos de dados têm sido largamente utilizados em diversas aplicações que necessitam armazenar dados. Diversos sistemas necessitam armazenar o histórico de atualização desses dados e para isso utilizam os chamados Banco de Dados Temporais. Este trabalho apresenta o conceito de banco de dados temporais, além de mostrar suas características, vantagens e desvantagens.
1. Introdução
Diversos sistemas computacionais necessitam armazenar o resultado das operações feitas em seus dados para uma futura manipulação. Contudo, certas aplicações necessitam além do snapshot dos dados atuais, um histórico dos dados ao longo do tempo. Neste contexto, surgem os bancos de dados temporais, capazes de registrar todos os estados dos dados ao longo de um tempo, diferente dos bancos de dados convencionais que sobrescrevem dados antigos pelos dados novos. Informações temporais podem ser armazenadas em banco de dados relacionais, contudo há a necessidade de cria-se atributos adicionais para cada entidade. Porém, tal operação fica a cargo do usuário, o que não é desejável. Para contornar tal situação, fez-se necessário que os SGBDs comerciais implementassem nativamente a manipulação das informações temporais. É aconselhável que sistemas que necessitem do histórico do histórico dos seus dados utilizem banco de dados temporais, pois os mesmos são modelados de forma a representar esse tipo de informação.
2. Banco de Dados Temporais
Como o próprio nome informa, banco de dados temporal está relacionado ao tempo, oferecem a possibilidade de armazenar informações históricas a respeito de um determinado objeto que nele está sendo