Banco de dados Sql
A linguagem SQL (Structured Query Language) representa um conjunto de comandos responsáveis pela definição das tabelas, comandos e atualização dos dados em um S.G.B.D.
Os comandos existentes nesta linguagem são subdivididos em dois grupos:
- Comandos DDL (Data Definition Language) - Conjunto de comandos responsáveis pela criação, alteração e deleção da estrutura das tabelas e índices de um sistema.
- Comandos DML (Data Manipulation Language) - Conjunto de comandos responsáveis pela consulta e atualização dos dados armazenados em um banco de dados.
1.1 - Comandos DDL
1.1.1 - Create Table
Objetivo:
Criar a estrutura de uma tabela(arquivo) definido as colunas (campos) e as chaves primárias e estrangeiras existentes.
Sintaxe:
CREATE TABLE
( , [NOT NULL] [NOT NULL WITH DEFAULT] )
PRIMARY KEY (nome-coluna-chave)
FOREIGN KEY (nome-coluna-chave-estrangeira) REFERENCES (nome-tabela-pai) ON DELETE [RESTRICT] [CASCADE] [SET NULL] onde: a) nome-tabela - Representa o nome da tabela que será criada.
b) nome-coluna - Representa o nome da coluna que será criada. A definição das colunas de uma tabela é feita relacionando-as uma após a outra.
c) tipo-do-dado - Cláusula que define o tipo e tamanho dos campos definidos para a tabela. Os tipos de dados mais comuns serão definidos mais à frente.
d) NOT NULL - Exige o preenchimento do campo, ou seja, no momento da inclusão é obrigatório que possua um conteúdo.
e) NOT NULL WITH DEFAULT - Preenche o campo com valores pré-definidos, de acordo com o tipo do campo, caso não seja especificado o seu conteúdo no momento da inclusão do registro. Os valores pré-definidos são:
e.1) Campos numéricos - Valor zero.
e.2 ) Campos alfanuméricos - Caracter branco.
e.3) Campo formato Date - Data corrente.
e.4) Campo formato Time - Horário no momento da operação.
f) PRIMARY KEY