Banco de dados relacional
Definição: A enciclopédia livre Wikipédia define um banco de dados relacional da seguinte forma “Banco de Dados Relacional é um conceito abstrato que define maneiras de armazenar, manipular e recuperar dados estruturados unicamente na forma de tabelas”, ainda podemos acrescentar que cada relação é composta de registros e atributos, ou campos.
Partindo desta definição podemos afirmar que a ordem física dos registros ou campos em uma tabela é irrelevante, e cada registro na tabela é identificado por um campo que contém um valor único. Estas são as duas características de um banco de dados relacional que permitem aos dados existirem independentemente da forma como ele está fisicamente armazenado.
Baseando-se nesses conceitos podemos citar algumas vantagens do modelo de banco de dados relacional, entre elas se destacam três:
A construção em multinível de integridade: integridade dos dados é construída no modelo em nível de campo para garantir a precisão dos dados; no nível de tabela para garantir que os registros não sejam duplicados e para detectar falta de valores de chave primária; no nível de relacionamento para garantir que a relação entre um par de tabelas é válido; e no nível de negócios para assegurar que os dados sejam precisos em termos de negócio em si.
A garantida de consistência dos dados e precisão: Os dados são consistentes e precisas devido aos vários níveis de integridade que você pode impor dentro do banco de dados.
A fácil recuperação de dados: Ao comando do usuário, os dados podem ser recuperados quer a partir de uma tabela em particular ou a partir de qualquer número de tabelas relacionados dentro do banco de dados. Isso permite que um usuário visualize as informações em um número quase ilimitado de maneiras.
Os SGBDR (sistema gerenciador de banco de dados relacional) domina a tecnologia de banco de dados para negócios empresariais, uma indústria multibilionária, é o tipo mais