Banco de dados redis
O NoSQL Redis , que atualmente está na versão 2.4.17, é definido como advanced key-value store (armazenamento de chave avançado). Seu código é escrito em C sob a licença BSD (licença de código aberto) e funciona em praticamente todos sistemas POSIX , como Linux ou Mac OS X.
Ele foi idealizado e executado por Salvatore Sanfilippo para escalar o sistema da empresa LLOOGG (oferece um serviço que permite verificar quem está visitando seu site em tempo real). Hoje o repositório é mantido por uma imensa comunidade e patrocinado pela VMWARE.
* CARACTERÍSTICAS
Permite operar apenas setando o valor e uma chave continua, entretanto, diferente de soluções famosas como o memcached (sistema de cache de memória distribuída, que usado para acelerar dinâmicas de bases de dados por objetos na memória RAM), podemos fazer diversas operações na camada das chaves, além de contar com um punhado de estruturas de dados.
Além de salvar strings na memória, também é possível trabalhar com conjuntos, listas, ranks e números. De maneira atômica, pode-se fazer operações de união, intersecção e diferenças entre conjuntos, além de trabalhar com filas, adicionando e removendo elementos de maneira organizada.
Assim como outros bancos NoSQL este projeto é completamente comprometido com velocidade, pouco uso de recursos, segurança, para ganhos de escalabilidade. Para manter a velocidade dos dados com garantia de persistência, de tempos em tempos (ou a cada n mudanças) as alterações são replicadas, de maneira assíncrona, da memória RAM para o disco. * EMPRESAS QUE UTILIZAM
Boo-Box.
* EXEMPLO DE FUNCIONAMENTO: BOO - BOX
Todo dia a boo-box exibe para a audiência milhões de produtos – de diferentes e-commerces – vinculados ao conteúdo de publishers. Os e-commerces fornecem APIs, e através delas é possível buscar produtos para serem mostrados nas vitrines.
Num modelo ideal, cada requisição de uma vitrine boo-box faria contato com as APIs dos e-commerces parceiros,