Banco de Dados nas Nuvens: Vantagens e Desvantagens
posted on março 4, 2014 by Heider Lopes | Leave your thoughts cloud-computing Computação em Nuvens
O termo Computação nas nuvens refere-se à utilização da memória, das unidades de armazenamento e processamento de computadores e servidores compartilhados e interligados através da Internet.
A ideia é que você possa acessar as informações de qualquer lugar do mundo e a qualquer momento, sem que haja a necessidade de realizar a instalação de programas específicos ou armazenar dados em sua máquina local, pois, o acesso a tais programas, serviços e arquivos será feito remoto, ou seja, por meio da Internet (por isso dizemos que as informações encontram-se nas nuvens).
O modelo Computação em nuvem pretende ser global e prover serviços para todos, sendo desde o usuário final hospedando seus documentos pessoas na Internet até empresas que terceirizam toda a infraestrutura de TI para outras empresas.
Em geral, os recursos de computação e hardware são propensos a ficarem obsoletos rapidamente e a utilização de plataformas computacionais de terceiros torna-se uma solução inteligente para os usuários lidarem com a infraestrutura de TI. Nesse modelo os recursos são fornecidos como forma de serviços, permitindo aos usuários o acesso sem a necessidade de conhecimento sobre a tecnologia utilizada. Tudo isso surgiu da necessidade de construir infraestrutura de TI cada vez mais complexas, onde os usuários têm de realizar instalação, configuração e atualização de sistemas de softwares.
2. O banco de dados na nuvem
Os sistemas de gerenciamento de banco são fortes candidatos a serem implantados nas nuvens, pois, normalmente as instalações desses sistemas são complexas e envolvem grande quantidade de dados, gerando um alto custo, tanto de hardware quanto de software. [Abadi 2009]
O modelo de banco de dados na nuvem tem grande potencial de atrair clientes de diversos setores, desde pequenas empresas com o