Banco de compensações internacionais
O BIS (Banco de Compensações Internacionais) é uma organização internacional, foi fundada em 17 de maio1930. Sua sede é na Basiléia, Suíça e possui dois escritórios :na cidade do México e em Hong Kong. Sua missão é servir os bancos centrais na busca de estabilidade monetária e financeira, promover a cooperação internacional nestas áreas e atuar como o banco dos bancos centrais. Sua missão também abrange: servir como um agente ou fiduciário em conexão com operações financeiras internacionais; promover a discussão e facilitar a colaboração entre os bancos centrais; atuar como contraparte principal para os bancos centrais em suas transações financeiras. São organizadas reuniões periódicas entre os altos funcionários de seus membros, para discussões sobre a economia mundial, a política monetária e o sistema financeiro. Freqüentes há encontros entre técnicos, onde são tratadas questões mais operacionais, auditoria interna e cooperação técnica, como questões judiciais, gestão de reservas, TI.
É responsável do BIS A publicação de estatísticas e relatórios sobre os bancos centrais e o sistema financeiro mundial. Essas publicações são apresentadas em workshops e seminários em que também são oferecidas formações. Em sua sede, abrigam-se os secretariados de comitês fundados pelo G-10 como o Comitê dos Mercados fundado em 1962, o Comitê do Sistema Financeiro Global, fundado em 1971, e o Comitê de Basileia.
É a instituição financeira mais antiga do mundo. Como um centro de cooperação entre os bancos centrais internacionais, assumiu inicialmente as funções do Agente Geral para Pagamentos de Indenizações, em Berlim. A instituição desenvolvia pesquisas em economia e contribuía para as estatísticas econômicas. Além disso, realizava operações bancárias para a comunidade de bancos centrais. Nos anos que seguiram a Segunda Guerra Mundial, ajudou a restabelecer a conversibilidade às moedas européias. Cinqüenta e cinco