Banco bid
25/04/2011
O BID no Brasil
Apoio às cidades da copa, conservação do meio ambiente e infraestrutura são destaques
O Brasil é um dos países membros fundadores do BID. Desde 1961, os $40 bilhões de empréstimos e garantias aprovadas pelo BID ajudaram a custear projetos cujos valores ultrapassam os 110 bilhões de dólares no Brasil na área de infraestrutura, meio ambiente, fortalecimento institucional e redução da pobreza no país, um trabalho conduzido em estreita parceria com todos os níveis de governo, a sociedade civil e o setor privado.
Só o Programa de Restauração de Rodovias Federais, por exemplo, alcançou mais de 10 mil quilômetros em 18 estados Brasileiros, por onde transita mais de 60% da carga transportada no Brasil. Já com o programa de capacitação em enfermagem, o PROFAE, 225 mil trabalhadores da área e 90 mil auxiliares foram atendidos pelo programa, benefício que se estende a toda a população brasileira.
Em 2011, a carteira de projetos em execução do Banco no país chega a quase US$ 9 bilhões. Aproximadamente um terço da carteira atual do Banco está direcionada a projetos que visam melhoria das condições de vida nas cidades, fruto de uma estratégia que começou no início da década passada. Devido a estes investimentos, o BID também é conhecido no país como o “Banco das Cidades.”
O trabalho do Banco está beneficiando milhares de famílias que vivem em áreas vulneráveis, particularmente em importantes capital brasileiras, como Manaus, Rio de Janeiro e outras cidades que irão sediar a Copa do mundo de 2014.
Em projetos envolvendo as cidades, o BID apóia investimentos em transportes e mobilização, saneamento básico, meio ambiente, melhoria de bairros, fortalecimento institucional, renovação de centros históricos, além de ações para fomentar o desenvolvimento econômico local e a melhoria do ambiente de negócios para atrair investimentos.
O Banco atualmente é um grande parceiro do governo em seu programa de crédito PROCIDADES, desenhado