Banco alimentar
1. Toda pessoa tem direito a um padrão de vida capaz de assegurar a si e a sua família saúde e bem-estar, inclusive alimentação, vestuário, habitação, cuidados médicos e os serviços sociais indispensáveis, e direito à segurança em caso de desemprego, doença, invalidez, viuvez, velhice ou outros casos de perda dos meios de subsistência em circunstâncias fora de seu controle.
CARTA DO DIREITO À ALIMENTAÇÃO – 10 de Dezembro de 2010
A Alimentação é um Direito essencial à sobrevivência humana.
A Alimentação equilibrada define o padrão de saúde ao longo de toda a vida do ser humano.
Fao
FAO, sigla de Food and Agriculture Organization) é uma organização das Nações Unidas cujo objetivo é aumentar a capacidade da comunidade internacional para de forma eficaz e coordenada, promover o suporte adequado e sustentável para a Segurança Alimentar e Nutrição.
O que é o Banco Alimentar Contra a Fome?
O Banco Alimentar Contra a Fome é uma resposta necessária mas provisória porque "toda a pessoa tem direito a um nível de vida suficiente que lhe assegure e à sua família a saúde e o bem-estar, principalmente quanto à alimentação, ao vestuário, ao alojamento, à assistência médica e ainda aos serviços sociais necessários" (Excerto do artigo 25º da Declaração Universal dos Direitos do Homem).
Pôr Fim ao Desperdicio
50.000 Refeições acabam diariamente no lixo dos restaurantes de todo o país.
1/3 Da comida produzida em todo o mundo acaba no lixo. Quantidade suficiente para alimentar 3 mil milhões de pessoas.
20% Do nosso lixo é comida.
200 Litros de água é o que cada um de nós gasta por dia - a água usada na produção de alimentos desperdiçados seria suficiente para satisfazer as necessidades de 9 mil milhões de pessoas
360.000 Pessoas passam fome em Portugal.
10% das emissões de gases com efeito de estufa provêm da produção de alimentos que nunca irão ser consumidos.
4600 kcal de comida são produzida