bambu na construçao
Natural, belo e renovável, o bambu sempre teve seu prestígio na arquitetura e na decoração, mas por causa da crescente preocupação do setor com o uso de materiais menos agressivos ao meio ambiente, os olhares se voltam ainda mais para ele. Resistência, durabilidade e versatilidade fazem dele o elemento ideal para revestir e, até mesmo, estruturar construções. "O bambu-mossô, por exemplo, resiste por mais de 100 anos, e os que possuem 15 cm de diâmetro aguentam 4,5 toneladas" afirma a arquiteta Isabella Nalon.
Paredes, painéis, pisos e forros. São muitas as possibilidades de uso do bambu e, para inspirá-lo, selecionamos projetos com boas ideias.
Por todos os lados
A sensação de aconchego é proporcionada pelo bambu presente no forro e usada como cortina, no projeto de Fernando Sá. No teto, um forro de madeira dá o suporte necessário para a melhor preservação do bambu. "A instalação foi rápida e o acabamento ficou ótimo. Os profissionais mediram, na hora, o vão entre as vigas, e cortaram o bambu ali mesmo. Depois, foi só encaixar", lembra o arquiteto. Na janela, além de completar o visual, a cortina de bambu filtra a luz solar e retém o excesso de calor
Barreira rústica
Para esconder a vista do prédio vizinho e trazer privacidade à varanda, a arquiteta Ana Teresa, da Paola Ribeiro Interiores, utilizou uma solução prática, bela e sustentável: painéis de bambu de 1,50 x 1,50 m. Com estrutura de metalon galvanizado, o elemento é fixado com parafusos no piso e na viga do teto. Preocupada com a resistência do material, a profissional procurou produtos tratados. "O bambu passou por um processo de autoclave e recebeu aplicação de verniz marítimo fosco", conclui.
Rústico na medida
Harmoniosa, a varanda é um canto de relaxamento, balanceada por elementos naturais. "A ideia de utilizar o bambu no teto veio do conforto visual e térmico que ele traz. Se tivéssemos usado vidro, esquentaria muito o ambiente; por