ballet
Derivada do balé, é por meio desse mote que a dança moderna acaba por se diferenciar da dança clássica. Ora, se por um lado o balé aprecia a leveza e a suavidade dos movimentos; a dança moderna, desde sua origem, buscava a manifestação extrema dos sentimentos através dos movimentos corporais.
A origem dessa dança se deu, em meados do século XIX, por meio de estudos do francês François Delsarte, que induziu relações entre a emoção interior, a voz e o gesto. Embora fundamental, sua contribuição para a dança moderna é pouco reconhecida. No entanto, foi por meio de sua aluna Geneviève Stebbins, que aplicava seu método em suas aulas de dança, que Isadora Duncan tornou-se um ícone mundial da dança moderna.
François Delsarte
Através da observação do homem e seu cotidiano - fosse em um hospital, fosse na rua - utilizou do cientificismo para criar uma série de leis e princípios, que ordenariam, com racionalidade, a expressão corporal como uma criação divina.Como consequência de seu trabalho, influenciou uma geração de pedagogos e as bases da educação física, da ginástica, do teatro e da dança.
Isadora Duncan
Considerada a pioneira da dança moderna, causou polêmica ao ignorar todas as técnicas do balé clássico. Sua dança foi inspirada pelas figuras das dançarinas nos vasos gregos encontrados, segundo algumas fontes, noMuseu do Louvre; já outras fontes informam que tais vasos foram vistos pela bailarina no museu britânico.Isadora tinha personalidade forte e não se curvava à tradições. Não era afeita ao casamento, tendo casado três vezes.Duncan não compreendia o motivo pelo qual a técnica da dança clássica era baseada na contenção da expressividade. Sua ideia era a de que o corpo seria apenas uma via pela qual o sentimento deveria ser apresentado. Foi então, por meio de Stebbins, que Duncan recriou o modo de dançar, preferindo, inclusive, pés descalços em oposição à sapatilha de ponta.
Entre os principais artistas que começaram este movimento estão