Balanço
O Balanço Patrimonial trata-se da principal demonstração contábil, porque através dele analisa-se a situação econômica e financeira da empresa em um determinado momento. O Balanço é dividido no Brasil em duas colunas: a do lado direito que é o Ativo, e a do lado esquerdo que é o Passivo (que mesmo compondo Passivo e Patrimônio Líquido é chamado apenas de Passivo pela Lei das Sociedades por Ações).
BALANÇO PATRIMONIAL | ATIVO | PASSIVO ePATRIMONIO LÍQUIDO |
* ATIVO O Ativo trata-se dos bens e direitos de uma empresa, onde relacionadas as contas caixa, banco, móveis e utensílios, entre tantas outras que representam as disponibilidades financeiras imediatas, as quantias que terceiros devem a entidade e todos os bens que são propriedades da empresa e são utilizados para fins diversos.
* PASSIVO O Passivo compõe as obrigações que a empresa tem a pagar a terceiros: duplicatas a pagar, fornecedores, contas a pagar, etc. São contas que representam as dívidas que serão cobradas a empresa a partir de sua data de vencimento.
* PATRIMÔNIO LÍQUIDO O Patrimônio Líquido trata-se primeiramente do investimento dos sócios na empresa para que esse passe a existir, esse investimento denominado Capital Inicial é o que dá a empresa a possibilidade de adquirir os bens serão necessários para o seu funcionamento, esses bens serão utilizados para que a empresa obtenha Lucros aumentando assim o seu Patrimônio Líquido. Os proprietários da empresa não tem o direito de exigir o retorno do capital investido na empresa, porém o lucro será divido entre os sócios conforme o combinado. O capital só é devolvido aos investidores caso haja a extinção da empresa. Matematicamente calcula-se o Patrimônio Líquido através da subtração do Ativo e do Passivo:
PL (Patrimônio Líquido) = Ativo - Passivo | Com base na Equação do Balanço (A – P = PL) conclui-se que o Patrimônio assume em determinados momentos um dos cinco seguintes estados:
1º) Quando A > P