balanço social
Keywords: Importance. Philosophy. Social Report. Organizations.
1. INTRODUÇÃO
O Balanço Social é um relatório que apresenta dados de projetos sociais e ambientais de forma quantitativa e qualitativa. Ele é feito anualmente por organizações que assumem a bandeira ou título de empresas preocupadas, não só com o lucro ou aumento do ativo, mas também com o desenvolvimento da sociedade como um todo.
O Balanço Social surgiu como uma exigência, ou melhor dizendo, um clamor da sociedade nos Estados Unidos e na Europa para que as empresas tivessem mais responsabilidade social. Num planeta se encaminhando para a globalização, a sociedade começou a pressionar as empresas a prestar contas e os empresários viram no Balanço Social uma forma de destacar sua marca, produto e imagem e assim, montaram modelos diferentes em suas respectivas nações, destacando-se os Estados Unidos e a França. Os modelos de relatórios eram parecidos com o Balanço Contábil. No Balanço ou Relatório social, a organização destaca sua contribuição para a educação, formação, qualificação profissional, consciência ambiental, entre outros assuntos relacionados ao bem estar social.
No Brasil, o Balanço Social foi discutido na década de 70, como uma nova ferramenta de gestão e de esperança de uma sociedade mais igualitária. O Balanço Social brasileiro veio ser influenciado pelos modelos norte-americano e europeu. Nesse movimento em favor do Balanço Social vem a se destacar o sociólogo Hebert de Souza, gestor a frete do IBASE, e criador em 1997 do selo que certifica as empresa que fazem o Balanço Social.
O trabalho foi feito a partir de pesquisas e leituras de artigos. Vimos que há um interesse cada vez maior das organizações no sentido de arcar com responsabilidades em relação a seus stakeholders. A interação