balanço patrimonial
EAD - Pólo Nova Iguaçu RJ
Curso: Administração
Balanço Patrimônial
Data: 14/10/2014
Rio de Janeiro
2014
Balanço Patrimônial
O
Rio de Janeiro
2014
Balanço Patrimonial
É uma demonstração contábil para empresas. Esse documento apresenta a posição patrimonial e financeira da empresa sobre um período determinado (normalmente anual).
Composição
O Balanço Patrimonial é constituído pelo:
- Ativo compreende os bens, os direitos e as demais aplicações de recursos controlados pela entidade, capazes de gerar benefícios econômicos futuros, originados de eventos ocorridos.
- Passivo compreende as origens de recursos representados pelas obrigações para com terceiros, resultantes de eventos ocorridos que exigirão ativos para a sua liquidação.
- Patrimônio Líquido compreende os recursos próprios da Entidade, e seu valor é a diferença positiva entre o valor do Ativo e o valor do Passivo.
Quando e para que tipos de empresa o Balanço Patrimonial é obrigatório
Se a utilidade do balanço não foi o suficiente para te fazer levá-lo mais a sério e utilizá-lo como ferramenta de análise, é legal lembrar que esse é um documento obrigatório para qualquer tipo de empresa no Brasil (menos MEI).
Ao mesmo tempo, o único tipo de profissional que pode fazer um balanço patrimonial é um contador (com um CRC válido) e deve ser feito pelo menos anualmente (mas o controle é mensal com os balancetes).
Por isso, você, como empresário, precisa cobrar do seu contador não só a confecção do balanço patrimonial, como a qualidade dele – garantindo assim uma boa ferramenta de análise do seu negócio.
Para que serve o Balanço Patrimonial
É uma das principais ferramentas para avaliar a posição contábil e financeira da empresa, já que leva em conta não apenas o caixa, mas também propriedades, dívidas e pagamentos a receber.
Ou seja, apesar do fluxo de caixa ser essencial, ele é apenas uma pequena parte do balanço patrimonial, que dá uma visão