Balanço patrimonial
Decisões para a solidariedade sustentável
A força de toda a decisão reside no tempo: as situações e as matérias rolam e mudam sem cessar. (Michael de Montaigne)
Diante da acirrada pressão do tempo no mundo contemporâneo, cada instante pode tomar as proporções de “momento decisivo” para a história de seus personagens.
Na teoria aqui proposta sobre a gestão de Mudanças, o alicerce que sustenta uma decisão acertada é o conhecimento. Um elemento inovador da presente teoria reside no fato de que, ao propor cinco fases para a Gestão de Mudanças, abordamos esse processo como uma totalidade integrada: as fases estão intrinsecamente inter-relacionadas, sendo imprescindível sua articulação com a comunicação para conquistar resultados positivos. Diz um famoso provérbio chinês: “Há três coisas na vida que nunca volta atrás: a flecha lançada, a palavra pronunciada e a oportunidade perdida”. Esse ditado simboliza o cerne da Gestão de Mudanças: no cerne mundo atual, as oportunidades passam diante de nossos olhos como furacões. É preciso estar atento ao piscar para não perder oportunidades. Diante da necessidade de mudanças, a flecha lançada e a palavra pronunciada devem convergir a fim de desencadear decisões positivas.
Decisão: a alternativa correta
Decidir é escolher, pois decidir é posicionar-se em relação ao futuro. A tomada de decisões é a conversão do conhecimento em ação.
Avaliação de alternativas
Trata-se da analise dos diferentes formatos para a nova estrutura de propriedade e sua viabilidade no que diz respeito aos sonhos, talentos e capacidades dos participantes [...] Administrar na fase de avaliação é o desafio mais importante que os líderes enfrentam na transição (HSM Management, nov/dez. 2003)
O líder não pode ser leviano nesse momento, pois uma decisão pode provocar impactos estratosféricos na sua empresa. Para tomar uma decisão, é preciso que tenha certeza de