Balanço patrimonial
Disciplina: Elaboração das Demonstrações Contábeis
Período: 2014-1
Professor: Raphael Lopes
Aula 2 – 09/04/2014
1. Balanço Patrimonial
Como já vimos, o BP “evidencia a situação patrimonial da entidade em determinado momento, ou seja, apresenta a estrutura patrimonial como uma “fotografia” dos bens, direitos e obrigações de uma entidade em determinada data. Demonstra como o patrimônio da entidade está aplicado – Ativo – e como esse mesmo patrimônio está sendo financiado – Passivo e Patrimônio Líquido”.
O BP consiste na relação, de modo ordenado, dos ativos (bens e direitos), passivos (obrigações) e patrimônio líquido (diferença entre os ativos e os passivos) de uma empresa. A estrutura do BP é a seguinte:
O Ativo evidencia onde está o dinheiro aplicado na empresa. O Passivo e o Patrimônio Líquido mostram qual a fonte do dinheiro aplicado na entidade.
O BP a seguir representa um exemplo simplificado que mostra a situação patrimonial da empresa Delta S.A.
No lado esquerdo estão os Ativos e no lado direito, o Passivo e o Patrimônio Líquido.
As contas do Ativo representam onde os recursos da empresa foram aplicados, e são apresentadas de acordo com sua ordem decrescente de liquidez, ou seja, inicia-se com os itens de maior liquidez: caixa, bancos e clientes (que logo serão convertidos em caixa).
As contas do Passivo representam a origem dos recursos de terceiros e devem ser apresentadas considerando o grau de exigibilidade das obrigações. Os Passivos são agregados por sua natureza como, por exemplo, fornecedores, empréstimos, impostos a pagar, salários a pagar, etc.
Logo a seguir é apresentado o Patrimônio Líquido, indicando o capital integralizado, as reservas de lucros ou prejuízos acumulados e reservas de capital.
O Passivo total é formado pela soma do passivo, que representa as dívidas e obrigações, e do PL, que representa o valor pertencente aos acionistas.
O total do Ativo e