Balanço patrimonial
BALANÇO PATRIMONIAL - (LEITURA COMPLEMENTAR)
Categoria: Auditoria por Prof. ALIOMAR LINO MATTOS
BALANÇO PATRIMONIAL
(LEITURA COMPLEMENTAR)
ATIVO ( Bens e Direitos )
PASSIVO ( Obrigações )
* ATIVO CIRCULANTE ( Compreende todos os Bens e direitos de uma empresa )
(A ordem de disposição, segundo a legislação é a ordem decrescente do Grau de Liquidez dos elementos nelas registrados, quer dizer, É o maior ou menor prazo no qual Bens e Direitos podem ser transformados em dinheiro. (Caixa, Estoques de Mercadorias, Dupl. A Receber etc.).
Para ser Ativo : Deve ser de propriedade da empresa (Ex: RH posso lançar no meu Ativo? Não pois os funcionários não são propriedades da empresa. E os escravos antigamente? O prédio da empresa que é alugado?). Precisa ser mensurado monetariamente: (Ex: o intangível da empresa, ele deve ser Ativo? Sim pois pode ser mensurado monetariamente. Deve trazer benefícios presentes e futuros: Estoque é um bem de minha propriedade, é medido e vai trazer benefício. Máquina traz benefício, deprecia-se e joga o valor dessa depreciação como despesas na DRE.
CAIXA - dinheiro disponível na empresa
BANCOS CONTA MOVIMENTO – dinheiro da empresa depositado em conta bancaria
APLICAÇÕES FINANCEIRAS – as empresas que possuem recursos monetários em excesso, investem nestas aplicações por obterem boas taxas de remuneração ( Pode ser a curto prazo ou a longo prazo, porem a longo prazo constituem um item a parte no ativo circulante )
APLICAÇÕES EM AÇÃO
O Parecer Normativo n° 108/78, dispõe que as aplicações em ações poderão ficar no ativo circulante até o encerramento do exercício social seguinte ao da aplicação e, caso a alienação não ocorra neste período, as ações deverão ser transferidas para o permanente (investimentos), incidindo a correção monetária desde o balanço de encerramento do exercício social anterior.
Ficará no AC se negociada no Curto Prazo
CLIENTES