Balanço patrimonial
Ativo: Utilizado para expressar o conjunto de bens, valores, créditos, direitos, que formam o patrimônio de uma pessoa/empresa em um determinado momento.
Passivo: são obrigações presentes, decorrentes de eventos passados, que se espera que resultem em saídas de caixa futuros. Obrigações com terceiros e patrimônio liquido.
Subgrupos: Ativo Circulante, Ativo não circulante, passivo circulante, passivo não circulante e patrimônio líquido.
Ativo Circulante: São contas que constantemente estão em movimento, faz parte do capital de giro da empresa (caixa, banco), ou itens que são transformados em dinheiro á curto prazo, depósitos bancários e caixa. Ele ainda se subdivide em: disponível e realizáveis no exercício seguinte (curto prazo), estoques, despesas apropriáveis no exercício seguinte / despesas antecipadas.
Disponível: Caixa, conta em banco em movimento, aplicação de liquidez imediata, cheques em cobrança.
Realizáveis no exercício seguinte (curto prazo): Duplicatas a receber, impostos a recuperar, cheques a receber, adiantamentos a fornecedores e empregados.
Estoque: Matéria prima, material de expediente, produtos acabados, mercadorias.
Despesa apropriava no exercício seguinte (despesas antecipadas): Seguros a vencer, encargos financeiros a apropriar, alugueis a apropriar.
Ativo Não Circulante: Neste grupo são incluídos todos os bens de permanência duradoura, destinados ao funcionamento normal da empresa e da sociedade. É composto pelos subgrupos: realizável em longo prazo, investimentos em que podem ser registrados, imobilizado e intangível.
Realizável em longo prazo: Títulos á receber, depósitos judiciais, adiantamento a sócios ou acionistas, empréstimos.
Investimentos: Ações controladas, ações de outras empresas, importâncias aplicadas na aquisição de imóveis que não sejam para revenda ou destinadas à manutenção das atividades da empresa.
Imobilizado: Moveis e utensílios, veículos,