Balanço patrimonial
Curso: Ciências Contábeis
Professor: Edilson Dias Cipriano
Desafio De Ciências Contábeis
ALUNOS/RA:
Desafio de Ciências Contábeis
Demonstrações Financeiras Públicas
Empresa: Correios
Período das Demonstrações: 2009
Ao abrir o Balanço Patrimonial na tela, de cara reconhecemos que a organização se preocupou minuciosamente em estruturar o demonstrativo patrimonial de acordo com as exigências das Leis 11.638/07 e 11.941/09, o que nos mostra o cumprimento em tempo hábil das novas normas e orientações para tal adequação.
Como podemos ver na imagem abaixo, notoriamente temos um balanço claro, objetivo e de fácil interpretação, apesar de ser uma empresa de grande porte, com várias operações e de investimentos e até patentes, não é difícil a interpretação pelo molde que dispõe a legislação.
Neste BP, podemos ainda comparar o encerramento do exercício de 2008 com o de 2009, visualizando assim as evoluções e regresses de saldos e todas as variações de cada conta patrimonial. Dentro do disposto neste desafio, verificamos também que nas notas explicativas que para o exercício de 2009, este em questão, fora adequado o formato internacional, o que nos deixa muito satisfeitos de iniciar um trabalho visando avaliar justamente as novas técnicas e padrões e poder em primeira mão mostrar o primeiro encerramento dentro do novo formato internacional. Uma das convergências identificadas, que não abalam e tiram apagam a adequação deste formato, é que no PL ainda fora apresentado a conta de Lucros Acumulados, o que hoje não deve ser adotado dentro das organizações como padrão, mas esta observação é apenas um detalhe que não implica em erro ou nem mesmo incoerência no BP. Observamos também que o Ativo Circulante em 2009 sofreu uma redução de 110,1 relacionado ao fechamento de 2008