Balanço patrimonial
I - ATIVO
Contas que representam os bens (caixa, moveis, terrenos, veículos, etc...) e direitos (banco, duplicatas a receber, promissória a receber, etc...) da organização. As contas neste setor ficam na ordem da conta de maior liquidez para a conta de menor liquidez. Ele está dividido em Ativo Circulante (Disponível, Créditos, Estoques e Despesas pagas antecipadamente), Ativo realizável á Longo Prazo e Ativo Permanente (Investimento, Imobilizado, Diferido e Intangível).
LIQUIDEZ: É o excesso de dinheiro em circulação (movimento). Numa empresa a liquidez é a velocidade de transformação de um bem em dinheiro.
ATIVO CIRCULANTE: São os valores que circulam dentro da empresa à Curto Prazo (tudo o que você tem a pagar ou receber num período de um ano). Ele está dividido em:
· DISPONÍVEL: São os valores disponíveis de imediato, que são facilmente utilizáveis (caixa, banco c/ em movimento, aplicações de liquidez imediata, etc.).
· CRÉDITOS: São os valores a receber á curto prazo (duplicatas a receber, promissória a receber, clientes, etc.).
· ESTOQUES: São os estoques de mercadoria para a produção, vendas e consumo próprio (matéria prima para produção, mercadoria para venda ou revenda, material de escritório, etc.).
· DESPESAS PAGAS ANTECIPADAMENTE: São despesas pagas, mas não inseridas (despesas pagas com alugueis de seguro pagas antecipadamente, etc.).
ATIVO REALIZÁVEL À LONGO PRAZO: São valores a receber á longo prazo (tudo o que você tem a pagar ou receber num período superior de um ano) pela empresa (duplicatas a receber, clientes, etc.).
ATIVO PERMANENTE: São os valores aplicados pela empresa que permanecem por um longo prazo na organização, já que são imprescindíveis na operacionalização