Balanço patrimonial & apuração de resultados : dre, dmpl , dfc
O Balanço Patrimonial tem como objetivo mostrar a posição financeira de determinada empresa em um momento específico e informa a capacidade de geração dos fluxos futuros de caixa, e de prepara seu balanço patrimonial ao final de cada ano. Ele consiste da relação dos ativos (bens e direitos) , passivos (obrigações) e patrimônio líquido (diferença entre os ativos e os passivos ) de uma empresa .
Os ativos devem iniciar com os itens de maior liquidez para os de menor, ou seja, os que logo serão convertidos em caixa para os que deverão permanecer mais tempo na empresa. Os passivos devem iniciar considerando a data de vencimento, se ela é abaixo ou superior a um ano. O patrimônio líquido indica o capital integralizado, as reservas de lucros ou prejuízos acumulados e reservas de capital. O passivo Total é formado pela soma do passivo e do patrimônio líquido . Para gerar uma maior informação, desenvolveu-se uma técnica que propicia a visão integrada do conjunto formado legalmente pelas diversas empresas existentes, dando uma qualidade superior e uma comparação com os outros conglomerados. Esta aglutinação gera as “demonstrações consolidadas” .
Ativo são recursos econômicos (bens e direitos) que a empresa possui e espera que gerem benefícios futuros. Eles podem ter corpo e matéria definida, sendo denominados ativos tangíveis. Podem , ainda, possuir valor legal ou representar direitos, sendo denominados ativos intangíveis. As contas do ativo são agrupadas em : * Ativo circulante: realização durante o exercício social seguinte, ou seja, no período de 12 meses ; * Ativo não circulante: que não se pretende realizar ou cuja realização é pretendida após os 12 primeiros meses. * Ativo Realizável a Longo Prazo: realização após o término do exercício social seguinte, ou seja, em um período superior a 12 meses; * Ativo Permanente: aplicações de recursos que não espera transformar diretamente em