BALANÇO DE PAGAMENTOS
SUMÁRIO
1 Introdução 3 REFERÊNCIAS 13
1 Introdução
Desde que o homem passou a estabelecer relações de convivência em sociedade, ele vem realizando de trocas entre si. Com o passar do tempo essas trocas foram se mantendo constantes para a sobrevivência das espécies e desenvolvimento das sociedades.
Com o passar do tempo e chegando-se em tempos mais atuais, surgiu a necessidade de se organizar essas trocas que podemos chamar também de transações econômicas com os demais países do mundo. Devido a pratica constante dessas relações comerciais com o exterior, percebeu-se a importância de agrupar tais transações conforme suas categorias, reais e financeiras.
Essas transações que são levantamentos de natureza contábil, sistematizam todo e qualquer recebimento e pagamento de riquezas provenientes dos agentes econômicos dos países com os quais as contábil, sistematizam todo e qualquer recebimento e pagamento de riquezas provenientes dos agentes econômicos dos países com os quais as relações são estabelecidas (família, empresas, governo), condicionados pelo fornecimento de produtos e agentes econômicos originários do exterior. Isso nada mais é então que as relações comerciais entre países, o nome balanço de pagamentos se da então pelo controle das entradas e saídas das riquezas econômicas dos países.
2 BALANÇO DE PAGAMENTOS
Podemos observar que balanço de pagamentos são registros sistemáticos das transações econômicas entre residentes e não residentes de um país. Esses registros são normalmente feitos em dólar norte-americano (US$).
A diferença de residentes e não-residentes está relacionado as questões de localização onde se consome e produz bens de serviço. O residente é a pessoa física ou jurídica domiciliada em um país. Incluindo também os indivíduos com residência fixa, mesmo que sejam imigrantes, filiais de empresas estrangeiras, funcionários que prestam serviços no