Balanço Contábil
As Demonstrações Contábeis são o conjunto de informações que devem ser obrigatoriamente divulgadas, anualmente, segundo a lei 6404/76, pela administração de uma sociedade por ações e representa a sua prestação de contas para os sócios e acionistas.
Relatórios elaborados com base nos livros, registros e documentos que compõem o sistema contábil de qualquer tipo de entidade permitem que se faça um demonstrativo contábil minucioso sobre a empresa. A forma de estruturação das demonstrações contábeis é de grande importância para que a informação contábil seja transmitida adequadamente. As demonstrações contábeis constituem-se em elemento fundamental para o conhecimento da real estrutura econômico-financeira das empresas.
Conforme Art. 176 da Lei – 6404/76 as Demonstrações Contábeis serão:
§ 1º As demonstrações de cada exercício serão publicadas com a indicação dos valores correspondentes das demonstrações do exercício anterior.
§ 2º Nas demonstrações, as contas semelhantes poderão ser agrupadas; os pequenos saldos poderão ser agregados, desde que indicada a sua natureza e não ultrapassem 0,1 (um décimo) do valor do respectivo grupo de contas; mas é vedada utilização de designações genéricas, como diversas contas” ou “contas – correntes”.
§3º As demonstrações financeiras registrarão a destinação dos lucros segundo a proposta dos órgãos da administração, no pressuposto de sua aprovação pela assembléia geral.
§4º As demonstrações serão complementadas por notas explicativas e outros quadros analíticos ou demonstrações contábeis necessárias para esclarecimento da situação patrimonial e dos resultados do exercício.
As demonstrações contábeis devem especificar a natureza, data e/ou o período e a Entidade (empresa) a que se referem.
Como composição, em suma, temos:
• Balanço patrimonial - BP
• Demonstração do resultado – DRE
• Demonstrações de mutações do patrimônio líquido (DMPL) e de lucros ou prejuízos acumulados (DLPA)
• DOAR
•