Balança comercial
A balança comercial teve seus primeiros princípios implementados no mercantilismo. Era um conjunto de práticas econômicas que se baseava no mercado externo para crescer economicamente. Já no mercantilismo, especialmente no Colbertismo (uma das três “correntes” existentes dentro do mercantilismo), já havia a ideia de sempre buscar um valor maior de exportações do que o valor das importações. Para isso, criaram-se mecanismos que até hoje se são usados para buscar uma balança comercial favorável (com superávit).
Práticas como as barreiras alfandegárias, impostos sobre produtos importados e protecionismo às empresas nacionais são heranças francesas desse movimento. Muitos outros fatores influenciam essa política de exportação e importação: cotação das principais moedas mundiais, alta ou baixa no preço do produto em questão, poderio de produção desse produto e etc.
As medidas que visam dificultar importações são usadas há muito tempo, mas no mercado globalizado que temos hoje, elas estão, em parte, atrapalhando a população de seu país. Isso porque, com a globalização, existem países que já têm itens e marcas estrangeiras enraizados na cultura de consumo local. Itens populares mundialmente sofrem impostos que fazem com que cheguem com um preço mais alto para a população. Sendo assim, um produto comprado em seu país de origem tem um valor muito menor do que