Balanced Scorecard
Com a conquista, a Gerdau Açominas se junta a outras 37 companhias em todo o mundo que já alcançaram esse patamar de excelência. O Balanced Scorecard Hall of Fame é um prêmio entregue anualmente pela Balanced Scorecard Collaborative (BSCol) às organizações que se destacam pelo alcance de resultados extraordinários utilizando o Balanced Scorecard (BSC)
O Balanced Scorecard contribuiu significativamente para a evolução dos indicadores da siderúrgica. De 2003 a 2005, por exemplo, o EBITDA da empresa aumentou 60,38%.
BSC significa indicadores balanceados de desempenho. Trata-se de uma metodologia voltada para a gestão estratégica das empresas, em que a escolha de indicadores para a gestão de uma organização não deve ser restrita a informações econômicas ou financeiras, pois somente esses dados não são suficientes para garantir que a empresa esteja no rumo certo. O Balanced Scorecard avalia o desempenho de diferentes áreas. A metodologia foi criada pelos americanos Robert Kaplan e David Norton.
A Gerdau Açominas conquistou a premiação por ter se destacado em itens como o alcance significativo de resultados econômico-financeiros e de mercado com a utilização da metodologia do BSC, e a efetiva demonstração dos cinco princípios de uma organização orientada para a estratégia: mobilização, tradução, alinhamento, tarefa de todos e processo contínuo.
A siderúrgica mineira iniciou a implementação da metodologia BSC em 2002, como a mais alta prioridade naquele momento. Com a absorção gradativa da metodologia, foi criado, ao final de 2003, o primeiro Mapa Estratégico, para o triênio 2004-2006. Com a adoção da metodologia do BSC, toda a Companhia passou a se envolver no planejamento e na execução da estratégia. O alinhamento das iniciativas com a estratégia