Balanced Scorecard
INTRODUÇÃO
É cada vez mais impressionante a velocidade com que as mudanças que determinam o desenvolvimento à escala planetária ocorrem, fazendo-se presentes não só nas grandes empresas mas também nas pequenas e micro empresas, o progresso social e novos estilos de vida, obrigam-nos a estarmos atentos a essas transformações, impondo-nos a acompanhá-las, e sermos parte deste processo cada vez mais dinâmico, caso contrario, estaremos a competir à sermos uma empresa fracassada a quem do desenvolvimento e da modernização, de um universo cada vez mais global, onde as tecnologias de informação impõem-se como sendo um vetor de domínio do saber e da vida do Homem.
A influência das tecnologias de informação nas empresas, tornou-se seguramente um grande fator de estratégia e de crescimento económico, todavia, um meio para atingir níveis de eficiência, de segurança e de rapidez dos processos organizacionais e funcionais das instituições. É neste âmbito que surge o Balanced Scorecard, como um sistema de gestão estratégica de extrema vantagem, uma vez que este se tornou numa poderosa ferramenta de gestão estratégica, ao permitir que as organizações não se baseiem somente na avaliação, controlo e comunicação da sua estratégia, mas também na própria formulação e, especialmente, na operacionalização da sua estratégia de negócio.
Este trabalho expõe a estratégia da empresa HLMM através de um Balanced Scorecard, onde são abordados inicialmente os aspetos de caracterização da mesma, foi realizada uma análise SWOT, ou seja uma demonstração dos principais pontos fortes e fracos da empresa e as oportunidades e ameaças que existem no seu ambiente externo. Seguidamente são apresentados os principais indicadores nas várias vertentes do Balanced Scorecard desde a perspetiva financeira, do cliente, dos processos internos e do crescimento e aprendizado. A combinação destes fatores conduziu-nos a obtenção dos principais indicadores e a criação de uma relação de