Balanced Scorecard
Foi uma ferramenta de gestão, desenvolvida em 1992 por dois professores de Havard: Robert Kaplan e David Norton. Era uma alternativa as limitações dos sistemas tradicionais, de avaliação de desempenho. Inicialmente era um sistema de mensuração de desempenho, após, tornou-se um modelo de gestão estratégica.
É uma ferramenta de gestão que tem início na visão da empresa, a partir das quais são definidos os fatores críticos de sucesso, os indicadores de desempenho e permite a definição de metas e a medição dos resultados atingidos em áreas críticas da execução das estratégias. O BSC coloca a visão (para onde iremos), e a estratégia (como iremos), no centro do processo gerencial. Estabelecendo objetivos e fazendo com que as pessoas, adotem comportamentos e ações necessárias para atingi-las. O BSC integra as ações Estratégicas, Operacionais e Organizacionais, estabelecendo um processo estruturado para a criação de medidas adequada e objetiva em todos os níveis, possibilitando a integração entre os grupos de ações e garantindo o alinhamento de toda a organização. Inova com a junção de medidores de desempenho futuro, focados estrategicamente nas perspectivas das Finanças, dos Clientes, dos Processos Internos e Crescimento. A definição e integração dos objetivos e das iniciativas dessas quatro perspectivas constituem os pilares do sistema BSC. Os objetivos são:
Alinhar o planejamento estratégico, com as ações operacionais da empresa;
Viabilizar processos gerenciais críticos tais como: esclarecer e introduzir a visão e a estratégia; planejar, estabelecer metas e alinhar iniciativas estratégicas; melhorar o feedback e o aprendizado estratégico.
Deve possuir os seguintes componentes: objetivos estratégicos; estabelecimento de metas ao longo do tempo; plano de ação e projetos estratégicos.
COMO AJUDA NA CADEIA DE SUPRIMENTOS.
Segundo Kaplan e Norton, Balanced Scorecard é uma técnica que visa a integração e balanceamento de