Balanced Scorecard - Estudo de caso
UM ESTUDO DE CASO: NUMA PEQUENA EMPRESA PRESTADORA DE
SERVIÇOS
1
Janete Inez Mahl Trennepohl
2
Paulo Roberto Pegoraro
Resumo: Este trabalho objetivou realizar um estudo que contemplasse a contribuição do balanced scorecard sobre as quatro perspectivas (Financeira; do Cliente; dos Processos
Internos; Aprendizado e Crescimento) como instrumento gerencial a ser utilizado para empresas prestadoras de serviços na sua gestão. A metodologia adotada envolveu pesquisa bibliográfica e exploratória, fundamentada num estudo de caso. O resultado da pesquisa possibilitou orientar a empresa em seu processo de decisão gerencial. A pesquisa chegou a conclusão que é viável a implantação do BSC por se tratar de uma organização nova no mercado e que ainda não havia delimitado sua missão, visão e valores. Outro fator relevante é que o estudo servirá como um vetor para as diretrizes definidas pela administração, possibilitando a consolidação da empresa no mercado e o alcance de suas metas.
Palavras-Chave: Balanced Scorecard. Gestão. Perspectivas.
1. INTRODUÇÃO
Atualmente, as empresas estão inseridas num ambiente operacional, que requer estarem bem informadas e por isso, carecem de instrumentos de gestão adequada para gerenciar e medir todo o seu desempenho. Mensurar é fundamental, uma vez que o que não é mensurado não é gerenciado.
O Balanced Scorecard (BSC) é uma proposta para administração estratégica, em empresas. Desenvolvida por Robert Kaplan e David Norton ainda na década de 1990, esta proposta envolve quatro perspectivas
(Perspectiva Financeira; Perspectiva do Cliente; Perspectiva de Processos internos e Perspectiva de Aprendizado e Crescimento). O BSC fornece regras ou normas sobre o que as empresas deveriam medir para atingir seus objetivos, ou seja, é um instrumento de gestão, que habilita as empresas a tornarem viáveis sua visão e estratégia possibilitando traduzir em ações.
Assim, Kaplan e Norton (1997) acreditam que