Balanceamento quimico
Temos observado desde o começo do ano que existem inúmeras transformações ocorridas na natureza, fatos que despertam muita curiosidade. Sendo assim, no decorrer dos tempos sabemos que o homem sentiu a necessidade de organizar e registrar esses fatos para poder preservá-los e transmiti-los á humanidade.
Daí a importância da criação de certas simbologias, que fossem compreensíveis universalmente e que pudessem representar os materiais conhecidos e suas transformações. O texto citado acima já faz parte do nosso dia a dia desde o começo de nossos estudos, já sabemos que existem uma variabilidade incalculável de reações químicas que ocorrem das maneiras mais diversas e a todo instante, seja em nosso corpo, seja no motor de um carro em movimento, ou até mesmo nas formações da chuva ácida que agride o ambiente. Tudo gira em torno das famosas reações químicas.
Para podermos então trabalhar com essas reações e o seu balanceamento vamos primeiramente relembrar alguns conceitos:
Toda substância é feita de matéria e a unidade fundamental da matéria é o átomo. O átomo é a menor partícula que caracteriza um elemento. químico
.
Hoje se sabe que um pouco mais de 100 elementos químicos podem se reunir formando milhares de substâncias. Veja a seguir alguns exemplos de elementos e dos símbolos para identificar estes elementos:
Elemento Químico Símbolo Químico
Oxigênio O
Hidrogênio H
Ferro Fe
Além dos elementos químicos temos as conhecidas MOLÉCULAS. Molécula é o conjunto de dois ou mais átomos (iguais ou diferentes – substâncias simples ou compostas), ou seja, uma molécula é formada quando átomos de um mesmo elemento ou de diferentes elementos se combinam, sendo a menor parte da substância que mantém a sua característica. As moléculas são representadas por fórmulas (conjuntos de números