Balalaika
Tema: Cordofones
BALALAIKA RUSSA
Gonçalo da Cunha Freitas Nº11 Turma A 6º Ano
Ano letivo 2012/2013
INTRODUÇÃO
Os cordofones são todos os instrumentos onde o som se obtém a partir de uma corda esticada e a vibrar. Quanto mais longa e grossa for a corda mais grave será o som. Ao contrário, o som será mais agudo quanto mais fina e curta a corda.
HISTÓRIA
O primeiro instrumento de corda do qual se tem conhecimento é o arco musical cuja origem é situada entre 35 e 15 mil anos a.C. Os instrumentos de corda tensionada mais antigos registados são nove liras e três harpas encontradas numa tumba em Ur na Mesopotâmia datando de 2.600 a.C.
Pinturas em paredes e efígies em cerâmica, madeira ou metal indicam a presença de tais instrumentos em época próxima no Egito Antigo e em ilhas do Mar Egeu. As representações dão a entender que as liras tinham funções musicais de caráter religioso ou poético, enquanto as harpas visavam o entretenimento e o erotismo.
Os instrumentos que deram origem aos modernos instrumentos de corda tiveram a sua origem do alaúde, utilizado inicialmente por pastores.Os instrumentos de cordas são importantes na história da música ocidental pois foi com um instrumento constituído de uma única corda, o monocórdio, que os filósofos e matemáticos da escola pitagórica descobriram todos os princípios matemáticos que regem os intervalos, escalas e a harmonia, dando origem ao estudo da teoria musical há mais de dois mil anos.
PRINCÍPIO DE FUNCIONAMENTO
O estudo dos instrumentos de corda está baseado na teoria das ondas estacionárias, ou seja, na frequência das ondas sonoras que as cordas emitem. Essas frequências naturais dependem de três fatores: a densidade linear das cordas (a massa da corda dividida pelo seu comprimento), o módulo da tração a que elas estão submetidas (se a corda está mais apertada ou frouxa no braço do instrumento) e o comprimento linear da