Balada de amor ao vento
Faculdade de Economia
Departamento: Economia
1º Semestre do Ano lectivo de 2014
AULA PRÁTICA II DE MICROECONOMIA I
CURSO: Tronco Comum (Economia, Gestão de Empresas e Contabilidade & Finanças)
TÓPICOS: Teoria da Produção e Custos, Concorrência Perfeita, Concorrência Imperfeita (Monopólio e Oligopólio)
SECÇÃO I – PERGUNTAS DE RELACIONAMENTO
Diga se as afirmações abaixo são verdadeiras ou falsas, justificando sempre a sua resposta.
a) Se uma determinada tecnologia apresenta rendimentos constantes à escala então duplicar a quantidade usada de um factor de produção duplica a quantidade produzida.
b) Se uma determinada tecnologia apresenta rendimentos decrescentes à escala, então ao duplicar a produção, passamos para uma isoquanta inferior.
c) Se uma determinada tecnologia exibir rendimentos constantes à escala, então a produtividade marginal dos factores é constante.
d) Se existem rendimentos constantes à escala numa indústria perfeitamente competitiva, então a curva da oferta da indústria é horizontal no longo-prazo.
e) Suponha que uma indústria concorrencial está em equilíbrio de longo-prazo. Se houver uma contracção da procura agregada, no novo equilíbrio de longo-prazo, o preço será menor.
f) Como existe livre entrada e saída de empresas num mercado de concorrência perfeita, o número de empresas a operar no mercado no longo-prazo é indeterminado.
g) Num mercado de concorrência perfeita, como existe livre entrada e saída de empresas no mercado, o lucro de curto-prazo de cada empresa nunca é negativo.
h) A solução de um mercado de monopólio pode ser eficiente.
i) Colocar um imposto de quantidade sobre um monopolista causará sempre uma subida do preço no montante do imposto.
SECÇÃO II – EXERCÍCIOS PRÁTICOS
1. Determinada empresa tem a seguinte função de produção: Q = L2K − L3 , em que K e L são factores de produção e Q é a quantidade produzida. A empresa encontra-se a produzir