Balaced Scorecard
Prof. Alceu de Oliveira Lopes
1. Conceitos
O Novo Paradigma Organizacional
- De transações para Relacionamentos => No passado o enfoque era a conquista de participação de mercado e de novos clientes, hoje além disso deve-se criar subsídios para reter os clientes (fidelidade)
- De Estoque para Informação => A revolução da TI possibilitou a gestão dos sistemas logísticos em tempo real. Enxergar de uma ponta a outra do fluxo logístico, com isso pode reduzir os estoques. (JIT)
- De Funções para Processos => Fluxo de materiais ligando a empresa com seu mercado e seus fornecedores como um sistema integrado.
- De Lucro para Lucratividade => A lucratividade vem não somente da margem de lucro das vendas, mas também do giro dos ativos.
- De produtos para Clientes => Satisfação do cliente transformou-se no objetivo primordial das atividades das empresas. Gerenciamento da Logística trata principalmente do serviço ao cliente. Fazer diferente, + rápido e + eficiente.
Logística é...
O processo que integra, coordena e controla a movimentação de materiais, níveis de inventário, manufatura e produção, fluxo de produtos, local de estocagem, sistemas de informações bem como o transporte e armazenagem. É, portanto, a cadeia de serviços necessários para interligar um ponto de produção a um centro de consumo. (IMAM, 1996)
A arte de gerenciar a otimização do fluxo de materiais e informações de uma organização. Integra duas ou mais atividades gerenciais e operacionais, planejando, implementando e controlando o fluxo eficiente de materiais e informações, do ponto de origem ao ponto de destino com o propósito de otimizar custos e necessidades operacionais dos fornecedores e clientes. (Aslog, 1998)
Trata de todas as atividades de movimentação e armazenagem que facilitam o fluxo de produtos desde o ponto de aquisição da matéria-prima até o ponto de consumo final, assim como dos fluxos de informação que colocam os